En esta página puede obtener un análisis detallado de una palabra o frase, producido utilizando la mejor tecnología de inteligencia artificial hasta la fecha:
Pune ou Poona (em marata: पुणे) é uma cidade do estado de Maharashtra, na Índia. é um dos centros industriais e educacionais mais importantes da Índia, com uma população estimada em 6.200.000 habitantes. A partir de 2021, a Região Metropolitana de Pune é a maior em Maharashtra, com uma área geográfica de 7.256 quilômetros quadrados. Foi classificada várias vezes como "a cidade com melhor qualidade de vida na Índia". Pune também é considerada a Capital Cultural de Maharashtra e a Capital Educacional da Índia. A vida noturna da cidade está entre as mais bonitas e melhores, juntamente com Bangalore, composta por luxuosos restaurantes locais e globais, clubes e pubs da Índia. A cidade é cercada por montanhas, a vegetação nos faz sentir como uma estação de montanha, dando belos pores do sol e encontramos vários resorts atraentes, estações de colinas, fortes em torno do diâmetro circular de 100 km. Junto com a área municipal de PCMC, PMC e as três cidades de acantonamento de Camp, Khadki e Dehu Road. Pune forma o núcleo urbano da Região Metropolitana de Pune (PMR) homônima.
A cidade fica na margem direita do rio Mutha, no planalto de Deccan. Pune está a 560 metros (1.837 pés) acima do nível do mar. É a sede administrativa do distrito de Pune; No século 18, a cidade era a sede dos Peshwas, os primeiros-ministros do Império Maratha, e um dos centros políticos mais importantes do subcontinente indiano. A cidade também foi anteriormente governada pelo Sultanato de Ahmadnagar, pelos Mongóis e pela dinastia Adil Shahi. Os marcos históricos incluem o Lal Mahal, o templo Kasba Ganapati e Shaniwar Wada. Os principais eventos históricos envolvendo a cidade incluem as Guerras Mughal-Maratha e as Guerras Anglo-Maratha.
Pune é o maior centro de TI da Índia. É também o centro automotivo e industrial mais importante da Índia. Pune tem várias instituições educacionais de classe mundial e, portanto, é amplamente considerada como "Oxford do Oriente". A cidade emergiu como um importante centro educacional global nas últimas décadas, com quase metade do número total de estudantes internacionais do país estudando em Pune. Distintos institutos de engenharia, tecnologia da informação, escola de cinema, bem como ciência da administração e treinamento avançado, atraem estudantes e profissionais da Índia e do exterior.